
-
Arquitetos: Estudio Galera
- Área: 298 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Diego Medina

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Choique está situada em um bairro residencial de pequenos lotes que faz divisa com o campo de golfe na cidade de Cariló, Argentina. Um código de construção restritivo, juntamente com as demandas estabelecidas no programa, resultou em um projeto que otimiza não apenas a área construída, mas também o volume.

A inclinação acentuada do terreno favorece o acesso em um nível intermediário, permitindo que os três andares se abram completamente para os fundos, esfumaçando a fronteira entre a propriedade e a extensão do campo de golfe. Para atender aos requisitos do programa, a residência se fecha para o sul, abrindo os quartos para o sol da manhã e potencializando as expansões voltadas para o norte e oeste.

Levando em conta a topografia do local, é gerado um acesso direto do nível da rua que leva ao espaço social. Uma sala de jogos e os quartos das crianças estão localizados em um nível inferior, enquanto o quarto principal e um pequeno estúdio estão aninhados no andar superior. As áreas úmidas fechadas, no entanto, estão localizadas ao sul. Na entrada, foi projetado um espaço para armazenamento de bicicletas, pois a proximidade da casa com o centro da cidade torna o ciclismo um meio de transporte viável durante o verão.

Os diferentes espaços se articulam em torno de uma "dobradiça virtual", um vazio criado por um pátio natural que foi preservado no centro do lote. Esta área, além de ser um espaço de conexão a partir do qual caminhos interiores e exteriores são gerados, serve como um grande reservatório de água da chuva e garante privacidade ao separar a residência da rua e da área de estacionamento. O pátio se fecha para o noroeste com uma piscina suspensa projetada como um volume escultural que parcialmente "flutua" sobre o lote.

A área de churrasqueira gira para atender tanto o uso interno quanto externo, enquanto também funciona como um suporte o qual permite que a sala de estar se abra visualmente para o campo de golfe, ao mesmo tempo em que fecha a visão da rua para dentro da casa.

Na fachada voltada para a rua e dentro da área construída, a Casa Choique replica o volume construído no campo de golfe, gerando um "vazio contido", uma caixa feita de pequenas lâminas de alumínio que não apenas dá forma ao novo espaço, mas também serve como um filtro vertical que protege os veículos do sol e de galhos caídos. Isso, por sua vez, garante privacidade no acesso por meio de painéis com diferentes tipos de vegetação.


Os caminhos que contornam o pátio, a relação entre os diferentes níveis e a conexão entre a frente e os fundos tornam a Casa Choique um instrumento para observar a paisagem, filtrando a cidade e aprimorando a relação com o campo de golfe.






























